top of page

 

FAQ / Como usar App Famility 

Última atualização: 1 de março de 2021

​

Tem dúvidas sobre App Famility?

Queremos ajudar!

Reunimos algumas informações sobre a plataforma Famility que esperamos possam ser úteis.

​

 

App Tutores

  • Como começar a usar?

  • Quais as principais funcionalidades?

  • Se a Escola ou a Transportadora dos meus filhos não estiver na plataforma Famility como devo proceder?

​

​

Como começar a usar?

  1. Faça o download da App Famility (App Store ou Google Play),

  2. Registe-se na plataforma:

    1. Insira os dados solicitados na App,

    2. Pode registar-se como Tutor (sendo um dos Pais reconhecido como Encarregado de Educação pela Escola / Transportadora) e adicionar as suas Crianças,

    3. Ou pode registar-se como pessoa “Autorizada” e usar a App para recolher Crianças na Escola de outros Tutores (que o tenham previamente autorizado na App).

  3.  Adicione as suas Crianças:

    1. Apenas o Tutor adiciona as Crianças e envia os respetivos pedidos de Adesão à Escola / Transportadora,

    2. No caso de adesões com Escolas, o Tutor será o responsável por gerir as pessoas Autorizadas a recolher os seus filhos,

    3. Preencha o registo das Crianças usando o nome completo e adicione fotografias do rosto.

  4. Adicione a Escola / Transportadora – Pedido de Adesão das suas Crianças

    1. Entrando na página “Crianças”, clique na Criança para adicionar Escola / Transportadora,

    2. Selecione na lista das Escolas / Transportadoras ativas para “Pedir Adesão”.

  5. Aguarde pela confirmação de “Adesão” da Escola / Transportadora:

    1. Ao “Pedir Adesão” o status do pedido fica como “pendente”,

    2. A Escola / Transportadora vai confirmar se as informações do Tutor e das Crianças coincidem com os registos internos,

    3. Após verificação, a “Adesão” é confirmada e status passa para “ativo”,

    4. Caso sejam detetadas irregularidades, o pedido poderá ser “recusado” e deverá receber uma mensagem descrevendo o que será necessário rever para submeter um novo pedido de adesão.

​

​

Quais as principais funcionalidades?

Após realizar o login na App, entra na página “Início” onde encontra todas as suas Crianças com “adesões ativas” a Escolas e/ou Transportadoras.

A listagem das Crianças é constituída:

  • Pelas suas Crianças, com adesões ativas,

  • Autorizações Recebidas de Crianças que está autorizado a recolher em determinada Escola (criadas por outros Tutores).

 

1 - Crianças com Adesões a Escolas:

Associada a cada Criança encontra os botões com as funcionalidades “Aviso Recolha” e “Ver Autorizações” (caso seja um Tutor).

Aviso Recolha

  1. Quando estiver a iniciar a deslocação para ir buscar o seu filho à Escola, ative o “Aviso Recolha” clicando no respetivo botão associado à Criança e à Escola,

  2. Quando estiver a chegar, o aviso será enviado automaticamente para a Escola e receberá uma notificação.

    1. O aviso é enviado atempadamente para que o seu filho já esteja pronto quando chegar à porta da Escola e não tenha de esperar,

  3. Pode ativar vários “Aviso Recolha” para recolher várias crianças,

  4. Também poderá recolher outras Crianças se estiver “Autorizado” pelos respetivos Tutores.

Se não usar o Aviso Recolha na App, quando chegar à porta da Escola a sua identificação será confirmada e poderá recolher as Crianças.

 

Autorizações

Através da App o Tutor poderá gerir as pessoas que podem ir buscar os seus filhos à Escola, basta inserir os dados da pessoa a ser “Autorizada”:

  1. Entrar na página “Crianças”,

  2. Selecionar a Criança que pretende dar Autorização a outra pessoa para a recolher,

  3. Clicar em “Autorizações”,

  4. Clicar em “Adicionar autorização”,

  5. Inserir dados da pessoa a Autorizar e fotografia,

  6. Selecione as Escolas que pretenda autorizar a pessoa a recolher as suas Crianças,

  7. Confirme! E já tem mais uma pessoa “Autorizada” para recolher a sua Criança.

    1. Importante: a gestão das pessoas “Autorizadas” é feita apenas pelo Tutor. Sempre que pretender alterar o status dessa autorização proceda da seguinte forma:

    2. Selecione a pessoa “Autorizada”,

    3. Clique no símbolo de “edição” e entre no detalhe da pessoa,

    4. E faça as alterações que pretende.

As “Pessoas Autorizadas” têm que se registar na App Famility para poderem utilizar a funcionalidade “Aviso Recolha”.

 

2 - Crianças com Adesões a Transportadoras:

Na página inicial poderá verificar os serviços de transporte agendados para as próximas 24horas com a informação de:

  • Horários,

  • Locais combinados para recolha e entrega das Crianças

Aviso de chegada

Para otimizar os tempos de viagem e a coordenação de recolha e entrega das Crianças, os Pais recebem notificações informando a hora prevista de chegada ao local combinado para recolha ou entrega da Criança. Esta previsão é calculada face ao trânsito em tempo real.

 

Notificações de entrada e saída da Transportadora

Para que os Pais acompanhem a viagem das suas Crianças, sempre que entrarem e saírem da Transportadora serão notificados do local e hora do início ou término da viagem.

​

​

​

Se a Escola ou a Transportadora dos meus filhos não estiver na plataforma Famility como devo proceder?

Se não encontra a Escola e/ou a Transportadora que gostaria de aderir para usar a App Famility, entre na App, na página com a listagem das Escolas / Transportadoras para pedir adesão e, no final da página, clique no botão “Sugerir nova Escola / Transportadora”.

A nossa equipa vai contatar essa Escola / Transportadora para que também adira à plataforma Famility.

​

​

​

Se não encontrar aqui as informações que precisa, por favor contate-nos pelo e-mail contato@famility.pt

​

​

bottom of page